Você está visualizando atualmente Paz na alma – Bem-aventurados os mansos

Paz na alma – Bem-aventurados os mansos

Navegar por águas calmas, tranquilidade, mansidão… a paz que tanto queremos. Mas, a vida não é só sossego… as marés, os ciclos, as espirais da vida nos fazem sair do conforto e estabilidade. Em muitos momentos somos desafiados das mais diversas maneiras, seja no lado pessoal, profissional, afetivo. E, assim, contrariados, ofendidos, magoados, temos as mais variadas reações e modos de lidar com as adversidades.

Podemos reagir conforme nossa bagagem emocional nos permite: com tristeza, com arrogância, agressividade, revidando ofensas, guardando rancores… ou não! Temos a opção reversa, onde encontramos lá dentro de nós maneiras de dialogar, apaziguar, entrando em estado de equilíbrio dentro e fora de nós.

“Bem-aventurados os mansos porque possuirão a terra” – Jesus nos ensina. Vejam bem, possuirão a terra! Ou seja, ficará apenas os que tiverem a capacidade de ter mansuetude! Nem mais, nem menos. Os que devolvem o mal com mal, os que não têm paciência, calma, discernimento não poderão ocupar essa terra que passa por forte mudança vibracional. Aqueles que reagem com ferocidade instintiva, sem perceber que o outro que ofende e maltrata ainda é um ser em sofrimento… “amar os inimigos”, diz o Mestre… que lição complicada de aprender. Porém, fundamental.

Dominar os instintos de contra-ataque é lição básica para a nossa evolução. Dar um passo para traz na hora da dor, da ofensa ou injustiça sofrida, olhar a situação e refletir como e por onde começamos a ter uma reação mais positiva, amorosa, pacificadora. Se não começarmos por nós mesmos, não haverá a tão sonhada paz em nossos corações. Abrir a mente para o respeito, acima de tudo, ter amorosidade diante dos desafios da vida. Respirar fundo, elevar o pensamento numa prece, procurar em meio à turbulência dos pensamentos e deixar aflorar a fé, conectando-nos com nossa centelha divina, a perfeição de Deus em nós. Um momento de paz, respiração e oração pode trazer respostas, clareza nas ideias para dar o próximo passo mais assertivo. Este é o desafio de viver.

Denise Patti Vitiello
Voluntária do Grupo Socorrista São Paulo